Imagem

 

Um Deus Indignado
Escrito por  Lia Fernandes.
A Bíblia deixa bem claro e evidente a graça e a misericórdia de Deus.
Só que nela é bem nítido também , que o Deus vivo é Deus de amor,mas também é Deus de vinganças.E é sobre isso que Deus tem falado no meu coração nesses dias. Saber que a vingança pertence a Ele,e que Ele de verdade se importa,e não está alheio as injustiças faz meu coração e minha alma se acalmar e descansar nas promessas de Deus,que jamais vão falhar,porque Deus é soberano sobre todas as coisas.Diante da soberania do Deus Todo Poderoso, o meu coração e os meus joelhos  se curvam.
Meditando no livro do profeta Naum,eu tenho a plena  convicção,que o Deus Vivo é Deus de amor,mas Ele também é Deus zeloso é Deus de vinganças.
A Bíblia diz que o Deus vivo não tem prazer nas injustiças e que Ele ajuda ao necessitado quando clamar,e ao aflito,e ao que não tem quem o ajude.
A Bíblia confronta a maldade.Temos passagens claras onde Deus diz que não é para ter misericórdia,de quem Ele não vai ter misericórdia.
Basta ver o que aconteceu com Nínive no livro do profeta Naum,com Sodoma e Gomorra,e tantas outras cidades e pessoas que usaram de extremas  perversidades,e/ou abominações,que o juízo e a condenação de Deus foram simplesmente inevitáveis,porque chega simplesmente um momento que Deus diz basta,pois Ele dá a última Palavra.
Ninguém que plantou erva venenosa, vai colher alface,tenha certeza disso.
No livro de Naum vemos toda a ira de Deus contra Nínive.O livro de Naum declara no capítulo 1 que o Deus vivo é extremamente zeloso e vingador. Deus tem um nome a zelar,Ele vela pela Sua Palavra para a cumprir.
No capítulo 1 do livro de Naum vemos que quando Deus da vazão a sua ira e ao seu furor,o seus castigos são terríveis,e Ele não fica só na ameaça,o Deus vivo executa completa vingança contra os adversários e manifesta todo o seu furor contra os inimigos.
O livro de Naum exalta e deixa bem evidente a Paciência de Deus,bem como a sua infinita misericórdia.Mas prosseguindo na leitura desse livro abençoado,logo no capítulo 1 , não há dúvidas que o Deus Soberano não inocenta e não deixará os culpados impunes.Ver Naum 1 :1 a 3).
Em Naum 1:3– Constato uma grande verdade: o vendaval e as tempestades são os caminhos de Deus,eas nuvens são os resultados dos seus rastros,são a poeira de seus pés.Vou me preocupar pra quê?
As nuvens são a poeira dos pés do Deus Eterno.Se olharmos para o céu  em qualquer lugar desse planeta  veremos nuvens ,ao mesmo tempo que outras pessoas,em vários lugares diferentes ao mesmo tempo,no mesmo momento.Então a Onipresença do Deus Eterno se manifesta visível,em todo lugar na poeira de Seus pés. A Onipresença de Deus está caminhando por todo Planeta deixando seus rastros celestiais. Quando você olhar para uma nuvem,lembre-seque Deus não está parado,estático.Deus está em constante movimento.Deus está caminhando.Deus faz seus caminhos nas tempestades,nos vendavais, em cada chuva que cai.Anime-se,reaja,Deus está no controle.
Se o mar está agitado,ao som da voz de Deus,quando Deus dá a bronca,quando Ele cata a chinela, o mar e sua braveza são repreendidos,e se precisar Deus,corta o topete de suas ondas empoladas,e o faz secar.(Naum 1:4).Até os rios se secam diante da vontade de Deus,me fazendo passar a pés enxutos,e sair ilesa,contra as invasões,investidas e perseguições de todos os meus inimigos,fazendo meu coração dormir tranquilo,sob a proteção das Asas do Deus Altíssimo.
Bem aventurado é o Senhor,que tem engrandecido suas misericórdias para comigo,para com a nossa família e o nosso lar,numa cidade sitiada.Deus é Justo !
A minha alegria é contínua,pois sei que Deus tem o controle.Me alegro em saber que diante da soberania de Deus todos têm que se curvar. Quando o deus vivo se aproxima  os montes tremem, e as colinas se derretem,a Terra toda se agita diante da sua Santa Presença.
Naum 1:6 diz: ninguém pode resistir a indignação de Deus. A Bíblia diz mais; Deus sente indignação todos os dias.
Ninguém pode suportar o despertar da ira do Deus Todo poderoso,o grande El-Shaddai.Quando o furor de Deus chega,ele se derrama como fogo. Até as rochas se despedaçam diante da presença do deus Único e Verdadeiro.( Naum 1:6)
A misericórdia e a bondade de Deus são exaltadas no livro de Naum,deixando bem claro,que o Deus Eterno é um Refúgio Poderoso,principalmente em tempos de angústias. (Naum 1:7)
Mas não se engane ,nem se iluda , de Deus não se zomba.Ele protege e guarda os seus escolhidos,e se preciso for vem  como uma enchente devastadora para executar castigo e juízo contra os inimigos,os perversos,os injustos. (Naum 1:8).
E se armam contra Deus e o seu povo,Ele destrói os intentos, os planos dos inimigos,dos maus. (Naum 1:9) Deus os consome como palha seca.
Naum 1:1 delata e desmascara os maus e seus pérfidos intentos, deixando claro quem trama as perversidades , as maldades,vão ter sua merecida recompensa.  O Deus Vivo na sua onisciência deixa bem claro, a atitude que Ele toma diante das injustiças:serão ceifados e destruídos. Naum 1:12.
Deus traz o escape, o socorro , o alívio, o refrigério,grandes livramentos para o seu povo.( Naum 1:12).
O Deus vivo vem em socorro do seu povo,Ele se levanta do Seu Santo Trono,e quebra o jugo e arranca as algemas. ( Naum 1:13)
Naum 1:14: Deus lança o castigo e a maldição sobre a cabeça dos perversos,sobre os opressores.
Naum 1:15: o Deus vivo anuncia o livramento, Ele da boas notícias para o seu povo escolhido.
Deus declara: nunca mais o perverso fará invasão,nunca mais invadirá. (Naum 1:15) Deus afirma que eles já estão totalmente destruídos,pois o Deus vivo jamais inocenta o culpado.    O mau é evidente não ficou e não fica sem castigo mesmo.
No capítulo 2 do livro de Naum vemos que Deus levanta um ímpio,um grande destruidor, para executar juízo e castigo contra Nínive,cotra os adversários,contra os inimigos do povo de Deus.
Deus promete restauração ,renovo e reparação para o seu povo escolhido.E diz mais; que mesmo que todo o Exército  inimigo ,seus cavalos,seus carros,caminhões,todas as suas tropas de guera se levantem contra o povo de Deus, eles vão cair derrotados junto com suas fortalezas, porque o Deus vivo é Deus de Guerra,Ele é Deus de batalhas,jamais perdeu, e jamais vai perder.O Sangue de Jesus Tem Poder !
Quando os canais da ira de Deus são abertos,os palácios da maldade desmoronam,desabam em total ruína.(Naum 2:6)
A maldade não fica oculta,ela transborda,fica as claras,é desmascarada.Deus traz a tona todas as tramóias,todos os intentos malignos.Ele revela o profundo e o oculto mesmo . 
Os odres velhos da fofoca,calúnia, mentiras,hipocrisias,falsidades, invejas,malícias,perseguições,maldades não podem suportar o vinho novo da justiça divina ,e vão se romper (Naum 2:8).
O Deus vivo queima no seu fogo de vingança os carros e os caminhões das perversidades, das safadezas, das maldades. (Naum 2:13)
No capítulo 3 do livro do profeta Naum; vemos que sobre a cidade  de Nínive e seu povo sanguinário, devassos,criminosos,ladrão, feiticeiros,idólatras,fraudulentos,desonestos, perversos; só restou lamento,desprezo, dessolação,castigo e juízo.
E Deus diz mais; vai custar encontrar quem se compadeça,que console Nínive. Vai procurar e não vai achar misericórdia e sequer proteção. Aqui se faz é aqui que se paga mesmo.
Naum 3:8 fica claro que Nínive se achava melhor que os outros, superior,acima do bem e do mal. Resta para Deus deixar bem claro que Nínive não era melhor  e nem superior a ninguém. Só que a ficha de Nínive caiu um pouco tarde.
Naum 3:19 deixa claro que o castigo de Nínive foi inevitável. Deus deu muitas oportunidades de redenção para a perversa, arrogante ,soberba cidade de  Nínive.
O Deus vivo e justo, deu claras evidências da sua imensa graça e misericórdia sobre Nínive. Ele deu mostras do Seu favor para com eles, e favor imerecido. Basta ler o livro do profeta Jonas, o amor e a graça divina são nítidos ,incomensuráveis  e escancarados no livro de Jonas sobre o povo e a cidade de Nínive.
Segundo o livro do profeta Naum ,no capítulo 3 :19, vemos que Nínive não se emendou,voltou as velhas práticas e consequentemente, o juízo divino foi inevitável. O próprio Deus declara  que não há cura para as chagas de Nínive,sua ferida é mortal.Nínive é uma cidade eternamente doente. Tanto que depois da destruição da cidade de Nínive,nunca mais ela foi reconstruída.
De Nínive só restou as más notícias, pois Nínive despejou suas maldades e crueldades por todos os lados, e pagou caro por  seus atos abomináveis.
Da grande cidade de Nínive,hoje restam  apenas  ruínas cobertas de areia. Tudo que foi profetizado pelo profeta Naum a respeito de Nínive se cumpriu na íntegra. A perversa e opressora Nínive caiu de vez, para nunca mais se levantar. Porque o Deus verdadeiro é Deus de amor e de misericórdia, mas também é Deus de ira ,de castigo e de vinganças.Ele é Justo.
Escrito por : LIA FERNANDES
Fonte: Bíblia Sagrada.

Anúncios

Sobre liafer

Sou a professora Lia Fernandes, Bióloga e com pós graduacão na área de tecnologia educacional.Mas meu primeiro compromisso é com o Deus vivo,o Deus eterno e sua Santa Palavra.Neste blog,principalmente, compartilho o que Deus fala ao meu coração ,nos meus horários de meditação e reflexões da Bíblia. Shalom!
Nota | Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s